Mateus 5 – As bem-aventuranças – Mateus 5.1-12 – Lc 6.20-23
- Bem-aventurados os humildes de espírito (3)
- Bem-aventurados os que choram (4)
Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2 e ele passou a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mateus 6.1-4)
O choro pode ser entendido como o complemento emocional da pobreza de espírito.”
O mundo não gosta de pessoas choronas, elas são desmancha-prazeres.
Jesus insiste que “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”.
Há aqui uma contradição – a felicidade dos crentes x a felicidade do mundo
Não é choro de autopiedade. É choro pelo próprio pecado, pela condição de desobediência que nos cerca, que está entranhada em nosso ser. Quem não conhece uma pessoa piedosa, temente a Deus e que por vezes faz, ou fez coisas que não deveria, que pratica impiedades. (Is 6.5). O que declarou Paulo em Romanos 7.24,25: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado”
- A contradição
Bem aventurados os que choram – o mundo não gosta de chorões – eles querem alegria mas não querem choros.
As igrejas ultimamente têm pregado o que agrada seus membros para que ninguém seja contrariado, somos a igreja do mimimi, “se me contrariar eu vou embora”.
Isso deve acabar e precisamos nos conscientizar de que o Evangelho não é negociável, não podemos barganhar “membros”. Precisamos falar a verdade doa a quem doer.
E com isso quero deixar claro que precisamos mudar algumas coisas em nosso meio mesmo. Todos precisam ser responsáveis e equilibrados, conscientes de que sua vida e de sua família depende de suas orações e ações como servo do Senhor.
Precisamos ter a consciência de que o Evangelho não é um evangelho de facilidades, mas de dureza e contradições. Dureza porque vamos ter oposição e contrariedades porque a sociedade espera um evangelho “ligth” onde todos possam ingerir, um evangelho “largo” onde todos possam passar, um evangelho ameno que não saliente nossos mais profundos pecados, seja de intenção ou de ação!
- A verdadeira religião
Muitos buscam excelência em sua família, no seu trabalho, nos estudos, na vida pessoal, mas não vivem uma vida cristã de excelência.
O caráter do cristão não deve ser negociável.
A verdadeira religião é obra do Espírito Santo. Produz uma transformação que vai além da aparência dos Fariseus, ou da legalidade dos Saduceus, da espada dos Zelotes ou da fuga dos Essênios.
A verdadeira religião definida por Tiago é cuidar das viúvas e dos órfãos e não se deixar corromper pelo mundo. (Tg 1.27)
Talvez muitos pensem que estão praticando a verdadeira religião quando pensam que estão ajudando as viúvas e os órfãos para será que não têm se contaminado com os prazeres deste mundo.
- Serão consolados
Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis? Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
Nossas tristeza são momentâneas – a alegria vem pela manhã (Sl 30.5)
CONCLUSÃO
Sabemos o que agrada a Deus, sabemos o que agrada ao mundo, sabemos qual deve ser a verdadeira religião. Tudo isso apenas mostra a casca, a aparência das coisas, somente o Espírito Santo pode mostrar a cada um aqui o que precisa ser mudado em suas vidas.
Talvez seja uma atitude grosseira, um palavreado não condizente, ou um desejo pecaminoso escondido, ou uma vida completamente degradante e comprometedora. Não sei e sinceramente não preciso saber, a Salvação é individual, como ministro do Evangelho tenho a obrigação de pregar a Verdade e tentar mostrar o Caminho! Siga o Caminho.
Não pense que chorar é estar errado. O Choro é um indicativo de que você está no caminho certo.
Chore pelos desviados
pelos drogados
pelos degenerados
por todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Jesus, autor e consumador da nossa fé.