O sermão do alto – As bem-aventuranças
Mateus 5 – As bem-aventuranças – Mateus 5.1-12 – Lc 6.20-23
Iodos ficaram maravilhados porque Jesus falava como quem tem autoridade!
Mateus 5 – As bem-aventuranças – Mateus 5.1-4
1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2 e ele passou a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
(Mt 5.5) MANSO – πραυς praus aparentemente, palavra primária, ver 4235 ; TDNT – 6:645,929; adj 1) gentileza, bondade de espírito, humildade Humildade para Deus é aquela disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco como a melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir. No AT, os humildes são aqueles que confiam inteiramente em Deus, mais do que em suas próprias forças, para defendê-los contra toda injustiça. Assim, a atitude humildade para com os ímpios implica em saber que Deus está permitindo as injúrias que infligem, que Ele os está usando para purificar seus eleitos, e que livrará Seus…
“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.”
Sl 37:11
(Sl 37.11) – MANSO – ענו ʿanav 1) pobre, humilde, aflito, manso 1a) pobre, necessitado 1b) pobre e fraco 1c) pobre, fraco e aflito 1d) humilde, modesto, manso
HERDARÃO – κληρονομεω kleronomeo de 2818 ; TDNT – 3:767,442; v 1) receber um lote, receber por fortuna ou sorte 1a) esp. receber uma parte de uma herança, receber como herança, obter pelo direito de herança 1b) ser um herdeiro, herdar 2) receber a porção designada, receber um porção loteada, receber como próprio ou como uma posse 3) tornar-se participante de, obter
INTRODUÇÃO:
As bem-aventuranças que vimos até agora dizem respeito principalmente a uma disposição dos servos de Deus em fazer sua vontade e que assim, mesmo parecendo contraditório a alegria na humildades e no choro o servo de Deus tem alegria porque sabe o fim que terá. E todo o sermão remete para uma situação além do dia-a-dia, uma situação de alegria eterna dos seus servos.
Hoje estudaremos o verso 5 que diz: Bem aventurado os mansos porque herdarão a terra. Aparentemente mais uma contradição. Os mansos são aqueles que não disputam, não correm atrás de bens ou benesses, eles têm uma disposição em aceitar as coisas como elas são, como Deus provê.
- MANSIDÃO – CONFIANÇA EM DEUS
Há uma música que diz: “Os que confiam no Senhor, são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre.”
Essa é a ideia de mansidão do texto, uma confiança eterna, uma paz de espírito:
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. 19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.” Habacuque 3:17-19
Mansidão só pode ter aquele que tem uma confiança inabalável nas promessas do Senhor.
Como está sua confiança?
- MANSIDÃO PARA ACEITAR UM DESÍGNIO
Quando Deus pediu a Abraão seu único filho, Abraão não titubeou, ele estava disposto a sacrificá-lo, entendendo que se Deus mandou não deve haver questionamentos, e que se havia uma promessa, certamente Deus tem poder para ressuscitar seu filho para cumprir a promessa.
- O MANSO SABE QUE É INCAPAZ DE PROVER COISA MELHOR
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:9-16
O que Deus tem preparado para você?
Só podem saber disso aqueles que têm o Espírito Santo em suas vidas!
Qual espírito tem agido em sua vida? O espírito do mundo ou o Espírito Santo?
Nós temos a mente de Cristo, aleluia!
CONCLUSÃO:
Mansidão é confiança!
É resignação para aceitar a vontade do Senhor!
O servo manso sabe que não pode fazer melhor do que o Senhor e põe nisso sua confiança, é como um bebê que confia que sua mãe lhe trará o alimento na hora certa!
A mente de Cristo está conosco, amém!