7. O sermão do monte 19Fev23

O sermão do alto – Coração limpo!

Mateus 5 – As bem-aventuranças –  Mateus 5.1-12 

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Mateus 5 – As bem-aventuranças –  Mateus 5.8

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

INTRODUÇÃO:

Limpo – καθαρος katharos de afinidade incerta; TDNT – 3:413,381; adj 1) limpo, puro 1a) fisicamente 1a1) purificado pelo fogo 1a2) numa comparação, como uma vinha limpa pela poda e bem preparado para carregar de frutas 1b) num sentido levítico 1b1) limpar, o uso do que não é proibido, que não torna impuro 1c) eticamente 1c1) livre de desejo corrupto, de pecado e culpa 1c2) livre de qualquer mistura com o que é falso; genuíno, sincero 1c3) sem culpa, inocente 1c4) limpo de culpa de algo Sinônimos ver verbete 5840 & 5896

Coração  – καρδια kardia forma prolongada da palavra primária kar (Latim, cor “coração”); TDNT – 3:605,415; n f 1) coração 1a) aquele orgão do corpo do animal que é o centro da circulação do sangue, e por isso foi considerado como o assento da vida física 1b) denota o centro de toda a vida física e espiritual 2a) o vigor e o sentido da vida física 2b) o centro e lugar da vida espiritual 2b1) a alma ou a mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos, esforços 2b2) do entendimento, a faculdade e o lugar da inteligência 2b3) da vontade e caráter 2b4) da alma na medida em que é afetada de um modo ruim ou bom, ou da alma como o lugar das sensibilidades, afeições, emoções, desejos, apetites, paixões 1c) do meio ou da parte central ou interna de algo, ainda que seja inanimado καρδιογωστης kardiognostes de 2588 e 1097 ; TDNT – 3:613,415; n m 1) que conhece os corações.

O que vem a ser o coração para o povo judeu? O coração era definido como o centro da vontade humana e também das emoções. É um pouco diferente de coração na língua portuguesa que se refere basicamente às emoções e desejos humanos, deixando de lado a questão do intelecto, do conhecimento propriamente dito.

Seu coração anseia por Deus?

Você gostaria de ver a Deus!

Gostaria de desenvolver aqui a ideia de ver ao Senhor! 

Isso é possível! 

INTRODUÇÃO:

Como manter o coração limpo?

Diante da nudez estampada nos mais diversos lugares, diante da pornografia, diante dos prazes ofertados pelo mundo, como bebidas e drogras, diante das noitadas e baladas, eu pergunto, principalmente aos jovens, como manter o coração limpo?

  1. Háh,  o coração

Os poetas gostam de falar do coração e geralmente relacionam o coração com sentimentos e sentimentalismos. Os jovens gostam de falar que o coração palpita, se revolta dentro do peito e por vezes se desesperam diante de um “coração partido”.

se tentarem matar os teus sonhos, sufocando o teu coração. Se lançaram você numa cova e ferido perdeu a visão não desista, não pare de crer que os sonhos de Deus jamais vão morrer.”                         (Ludmila Ferber)

Não creio que o Senhor estivesse falando de sentimento, ou emoções, creio que coração aqui neste texto tem mais a ver com “mente” e “razão”!

Muitas vezes isso acontece na bíblia e por uma questão de tradução o entendimento fica, por vezes, equivocado. E se a pessoa for tendenciosa a “engolir” apenas o que for gostoso, então o coração/razão será preterido pelo coração/emoção!

  1. Uma palavra com várias aplicações

“O que está dentro do Coração? Aqui está uma amostra de como a Bíblia usa a palavra lev para expressar uma grande variedade de personalidades humanas: 

⇛ a pessoa honrada é descrita como yashar-lev, coração reto (Salmo 51:10; 101:2; 119:80);

⇛ uma pessoa teimosa é kashe-lev, coração duro” (Ezequiel 3:7);

⇛ a pessoa arrogante é culpada de gevah-lev, coração elevado/arrogante” (Provérbios 16:5);

⇛ uma pessoa desonesta tem um lev va-lev, “coração e coração” ou coração duplo(Salmo 12:2);

⇛ uma pessoa corajosa é chamada de amitz-lev, coração poderoso (Amós 2:16).”

  1. O coração que vê ao Senhor

“Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25.37-40)

“O Senhor tem buscado para si um homem segundo o seu coração”     (1 Sm 13.14)

A expressão homem segundo o coração de Deus quer dizer  Ish Levav (homem mortal – coração circuncidado (homem que reconhece seus erros) 

  1. Limpo de Coração dá o seu melhor 

Dar o melhor de si demonstra o que está no íntimo de cada um. O melhor é ouvir e atentar para o Espírito Santo! O melhor é ter bom relacionamento com os irmãos! O melhor é saber ouvir e não querer que tudo gire em torno de si, mas com o objetivo de cumprir a vontade do Senhor.

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. 10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. 11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. 12 Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos. 13 Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca. 14 Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. 15 Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. 16 Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. (Sl 119.9-16)

1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. 2 Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu. 3 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. 5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. 7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. 8 Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. 9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. 10 Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Salmos 24)

CONCLUSÃO:

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mt 5.8)

Ser limpo de coração está relacionado mais a pureza de pensamentos do que de emoções, mas ao mesmo tempo não podemos descartar a questão emocional. O que alimentamos através da mente pode também mudar nossas emoções e sentimentos.

Quando nosso coração se move na direção da vontade de Deus, como na passagem em que Jesus declara: “Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25.40)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *