Entendo que o verso 10 é uma conclusão sobre as bem-aventuranças, uma vez que ele retoma a questão do Reino dos Céus que foi a consequência dos bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus.
Então depois de 7 bem-aventuranças Jesus conclui seu pensamento deixando claro alguns conceitos que vamos retomar em parte:
- Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (10)
- uma completa ação transformadora na vida do cristão
A sociedade não quer saber dos humildes, desde crianças somos incentivados a sermos melhores e a nos destacarmos dos demais. Mesmo nas sociedades mais simples sempre houve uma grande concorrência entre os seus membros por posições e destaques julgados privilegiados.
Ser perseguido por fazer o que é correto não é algo esperado e deveria ser o comum, aquilo que todos deveriam fazer.
Mas justamente Jesus destaca a perseguição àquele que “ousar” – em nossa sociedade querer promover a justiça. Basta ver as inúmeras acusações que sofreram os promotores da “lava-jato”.
Aprendemos também, principalmente os homens, que chorar é feio que homem não chora, e assim crescemos pensando que nossas emoções não devem ser demonstradas e junto com isso também não aprendemos a dizer “ti amo”, “por favor”, “obrigado”. Conhecemos nossos direitos e somos ensinados a pensar que os outros têm obrigação de nos servir ou atender, lamentavelmente.
A mansidão é vista por muitos também como fraqueza e em nada é incentivada. Desde as idades escolares as crianças aprendem a serem agressivas e não “levar desafora para casa”.
Quando se fala em misericórdia então, parece que estamos sendo redundantes, mas não, misericórdia não tem a ver apenas com nossa atuação em relação ao próximo, mas em abrir mão daquilo que muitas vezes julgamos ser justo. Então praticar a misericórdia pode também ter a ver com uma justiça que vai além do mérito, vai além daquele que a sociedade julgaria como justo. Tem a ver com perdão, em abrir mão de algo em favor de alguém.
Não consegue ser nada disso quem não é limpo de coração, quem já foi contaminado pelo egoísmo, pela vaidade, pela arrogância. Em Efésios 4.22-24 “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
Os pacificadores também já passaram por esse processo e agora têm a missão de apagar fogueiras, de espalhar o amor, de promover a paz.
Se pensarmos bem, essa é “justiça” dos homens” e Jesus está fazendo um contra-ponto a tudo isso e dizendo é melhor ser e agir diferente, por que a recompensa não vem do homem, da sociedade, mas de Deus.
- Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. (11)
- Uma completa adesão à causa de Cristo
Poderia, até aqui, alguém pensar que poderia fazer tudo isso, num esforço para alcançar a graça de Deus. Então Jesus finaliza deixando claro que nada disse seria por mérito próprio mas por causa Dele e para Ele e por Ele.
Há um ditado popular: “Não se chuta galinha morta”. Satanás não se importa com quem não é relevante, os irrelevantes já são dele, Satanás usa pessoas e situações para tentar atacar os filhos do altíssimo, usando perseguição, mentira e todos os males que puder fazer uso.
O servo do Senhor sabe quem é seu adversário.
- Os bem-aventurados não são inertes
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. (Salmos 1)
Há uma progressão na descrição de Salmos 1
1> não ouvir os conselhos dos ímpios
2> não parar no caminho dos pecadores
3> não se ajuntar com eles para praticar o mal. (diga-me com quem andas que te direi que és)
4> o servo do Senhor tem prazer na Palavra do Senhor
Consequências> será com árvores com raízes profundas e que dá fruto no tempo certo (no tempo certo) e tem seu caminho conhecido pelo Senhor
- Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (12)
- Uma advertência de que não seria “vida fácil”
Como seres humanos, somos motivados por recompensa, então Jesus, sabedor disso, faz sua conclusão dizendo do galardão que espera aqueles que o servem e são fiéis.
“Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento“. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.” Rm 2.6-8
Conclusão
Todas as bem aventuranças focam nas qualidades
Humildade
Chorosos
Mansidão
Justos ou que buscam justiça
Os misericordiosos
Limpos de coração
Pacificadores
Não tem como agradar a Deus sendo indiferente com as pessoas!
Só tem essas virtudes quem foi transformando-se por amor a Cristo
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12.2