¹³ Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; ¹⁴ E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Mateus 7:13,14)
A porta é um simbolismo de entrada e também de impedimento! Ao mesmo tempo que dá acesso também impede o acesso se estiver fechada.
A porta simboliza também a preservação da intimidade das pessoas que a usam para se proteger, seja dos olhares, seja da presença de estranhos!
A porta tem caráter intimidatório contra as más intenções! Existem portas simples que poderiam ser derrubadas ou abertas com facilidade e existem portas de alta segurança onde são trancadas com segredos e dispositivos sofisticados.
Mas Jesus provavelmente estava falando de uma porta de cunho espiritual e muito mais segura do que qualquer outra porta que tenhamos conhecido ou mesmo ouvido falar.
As portas do texto são duas. Uma estreita e outra larga. Se fosse no reino dos homens a porta larga com certeza seria uma opção mais aceitável. Mas veja que a largura da porta diz mais do que a dimensão física. A largura da porta aqui no texto indica as facilidades que levam a perdição no caso da porta larga e as aparentes dificuldades que levariam à salvação.
Seu acesso é descrito pelos caminhos que lhe antecedem a chegada os caminhos estreito e largo estão livres, não há nada que impeça as pessoas de escolherem uma ou outra a não ser o caminho utilizado para chegar à porta.
Portanto, o caminho, é mais relevante do que propriamente a aparência da porta, mesmo porque só vai se chegar à porta certa se seguir o caminho que certo, Jesus é o Caminho (João 14.6a).
Há um ditado popular que diz: “Diga-me com quem anda que eu te direi que és.”
Isso não é especulação a Bíblia diz que as más companhias corrompem os bons costumes (1Co 15.33).
Se as más companhias nos levam para uma das portas e a característica aqui é da porta larga, sem compromisso, sem virtudes, sem horários, sem regras, literalmente a porta da perdição.
O texto deixa claro que a multidão está entrando pela porta larga, pela porta das facilidades, pela porta das “Marias vai com as outras”, pela porta da aparência bonita, das vitrines, dos presentes caros, da “boa vida”. Estamos chegando ao período do Natal, onde as pessoas fazem de tudo para dar e receber presentes, onde a aparência é mais importante do que a essência. Onde as pessoas querem agradar para compensar. Onde o Cristo do Natal fica em segundo plano, isso quando é lembrado.
Já o caminho estreito é aquele que poucos escolhem, exige disciplina, respeito pelo próximo, vida devocional, compromisso em levar a Palavra, será por vezes trabalhoso, penoso, árduo, mas enormemente gratificante quando se deparar com a verdadeira Porta. Só se chega à Porta estreita andando com Jesus.
Aquela porta que Jesus declarou: ⁹ Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (João 10:9)
Ande com Jesus, O Caminho que consequentemente chegará à porta certa!
Qual o caminho você está seguindo?
Jairo Visintainer – Pastor da PIB no Tororó