Ceando com Jesus
Leitura Bíblica: Lucas 11.33-44
A Ceia do Senhor é uma das ordenanças que Jesus deixou para Sua Igreja e deve ser parte importante do culto ao Senhor justamente por ser um memorial.
CONVITE
Como qualquer refeição, a Ceia do Senhor precisa ser estabelecida através de um convite. Quando Jesus foi a casa do fariseu, foi por convite. Quando Jesus preparou a última ceia convidou seus discípulos mais chegados, os apóstolos, para aquele momento especial.Uma refeição tem o caráter formal de alimentação e em se tratando da Ceia do Senhor se torna muito mais especial ainda, uma vez que se trata de um MEMORIAL.
PREPARAÇÃO DO CORPO
Quando fariseu observou que Jesus não lavou as mãos e ficou impressionado. Mas Jesus, sabendo o que ele pensava, lhe ensinou que o mais importante não é a aparência física, preceitos religiosos ou observação de etiqueta. Observar o lavar das mãos, como forma de higiene, com certeza é importante. O que Jesus quis ensinar, no entanto, era que mais importante que isso estava na preparação espiritual.
PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
A preparação espiritual aos olhos de Jesus era a questão mais importante e a que menos importância tinha para o fariseu. Quando nos prendemos a ritos e observações legais geralmente esquecemos daquilo que os olhos não vêem. Mas Jesus vê. Como podemos nos preparar para participar da ceia?
Paulo faz algumas recomendações:
Não haja brigas (17,18)
Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio.
Não haja divisões (19)
Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.
A ceia é diferente - é um memorial (20-22)
Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis. 21 Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague. 22 Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou desprezas a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.
O rito da ceia (23,24)
Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Em memória do que Cristo fez pela sua vida.
O rito do cálice (25,26)
“Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”
Auto-exame (27,34)
Cortesia, esperar, não constranger o irmão, atitude de amor de comunhão.