O sermão do alto aos humildes de espírito
Mateus 5
- As bem-aventuranças – Mateus 5.1-12 – Lc 6.20-23
- Bem-aventurados os humildes de espírito
E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mt 5.1-3)
Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte e assentando-se, aproximaram-se dele os discípulos então ensinou.
Há de se notar que no mundo antigo o mestre sentava para ensinar, diferente de hoje, que os alunos é que ficam sentados. Talvez isso reflita na disposição mental de quem vai ouvir estando já relaxados e muitas vezes relaxados demais para prestar atenção.
Na idade média ainda era comum esse costume, onde o nome catedrático vem justamente do hábito que os mestres tinham de ensinarem sentados, “cátedra” – cadeira.
BEM-AVENTURADO – FELIZ
Não posso crer que feliz aqui tenha a ver com a felicidade que a nossa sociedade propaga, felicidade nas compras, no lazer, nas amizades, nos bailes, nos bens terrenos, na ostentação, etc.
BEM-AVENTURANÇA É PARA CONVERTIDOS
Para aqueles que fizeram meia-volta para o pecado.
São desejadas pelos cristãos e odiados pelos ímpios.
Até os ímpios esperam que os cristãos sejam diferentes.
Quando Constantino se “converte” – a igreja começa a sua falência porque ele trouxe a igreja para dentro do império. Jesus declarou, que o Seu Reino não é daqui.
Os pobre de espíritos: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2Cr 7.14)
Não tem a ver com pobreza material, não tem a ver com lamento por perdas materiais, ou por necessidades que não sejam de ordem espiritual.
Humilhar-nos é reconhecer a nossa incapacidade e aceitar a graça derramada na cruz do calvário.
πτωχος ptochos de πτωσσω ptosso (rastejar, semelhante a 4422 e o substituto de 4098 ); TDNT – 6:885,969; adj 1) reduzido a pobreza, mendicância; que pede esmola 2) destituído de riqueza, influência, posição, honra 2a) humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas 2b) desamparado, impotente para realizar um objetivo 2c) pobre, indigente 3) necessitado em todos os sentidos 3a) com respeito ao seu espírito 3a1) destituído da riqueza do aprendizado e da cultura intelectual que as escolas proporcionam (pessoas desta classe mais prontamente se entregam ao ensino de Cristo e mostram-se prontos para apropriar-se do tesouro… (Dicionário Strong)
Pessoas prontas a se apropriarem dos ensinos de Cristo, por que não têm vaidades para serem superadas, não precisam vencer o orgulho, não têm que se desvencilhar de posições sociais.
Vejamos o caso de Nicodemus, ele vinha ver Jesus na calada da noite, por que temia ser visto com o Mestre.
Você, será que poderia dizer com sinceridade que não tem nada que o embarace diante de Jesus? Orgulho, inveja, ressentimentos, falta de perdão …
No entanto, essa felicidade não vem de nós! Vem do Senhor!
Os mansos, os pobres, os misericordiosos são plenos, por isso a felicidade não está baseada em bens, ou mesmo nos prazeres deste mundo. Tem a ver com a paz que Deus dá aos seus filhos.
Pobre de Espírito – não tem a ver com bens.
Também não é aquele que não ora, não jejua, não lê a Bíblia.
Não é aquele que se declara tímido, covarde, aquele que se auto-declara pobre.
Também não é aquele que tem um “escorpião no bolso”.
- Pobreza como falta de bens
Grego – pobreza – 2 palavras –
1 designa o pobre sem bens
1 designa (a mesma da parábola de rico e lázaro) – mendigo, miserável, faminto, completamente pobre (a mesma das bem-aventuranças)
Os fariseus não eram pobres porque eles é que interpretavam o que era ou não certo ou errado. Jesus os censurou.
Ver a oração do fariseu
Exemplos de pobres de espírito: Gideão, Isaías, João Batista, Paulo (eu sou o maior pecador);
Se você não é pobre de espírito – reflita – entregue-se – abra seu coração e receba o Evangelho de Cristo, que te diz “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta (do seu coração) eu entrarei, cearei contigo e você comigo”.
E ainda:
trás a idéia de desmontar de um cavalo; descender de um lugar mais alto para um mais baixo 1a) cair (de algum lugar ou sobre) 1a1) ser empurrado 1b) metáf. ser submetido a julgamento, ser declarado culpado 2) descender de uma posição ereta para uma posição prostrada 2a) cair 2a1) estar prostrado, cair prostrado 2a2) daqueles dominados pelo terror ou espanto ou sofrimento ou sob o ataque de um mal espírito ou que se deparam com morte repentina.
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Mateus 5:3
Falamos até agora sobre a primeira parte, da expressão, mas porque são bem-aventurados?
A resposta: Porque deles é o reino dos céus.
βασιλεια basileia 1) poder real, realeza, domínio, governo 1a) não confundir com um reino que existe na atualidade. Referência ao direito ou autoridade para governar sobre um reino 1b) do poder real de Jesus como o Messias triunfante 1c) do poder real e da dignidade conferida aos cristãos no reino do Messias 2) um reino, o território sujeito ao governo de um rei 3) usado no N.T. para referir-se ao reinado do Messias.
ουρανος ouranos – céu; 1) espaço arqueado do firmamento com todas as coisas nele visíveis 1a) universo, mundo 1b) atmosfera ou firmamento, região onde estão as nuvens e se formam as tempestades, e onde o trovão e relâmpago são produzidos 1c) os céus siderais ou estrelados 2) região acima dos céus siderais, a sede da ordem das coisas eternas e consumadamente perfeitas, onde Deus e outras criaturas celestes habitam.
- Pobreza no sentido de falta de apego aos bens
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22 Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades. Mateus 19:21-22
Neste sentido você pode ter muitos bens e ser pobre e pode não ter bens e ser feliz, ou bem-aventurado. O problema não está nos bens, mas em como eles são usados.
- Mordomia
Lucas 12.35-48
PODEMOS CONCLUIR então que:
- A felicidade que o autor está falando não tem a ver com a felicidade que a sociedade prega.
- quem é humilde ou pobre de espírito vai desejar ter uma aproximação com o Mestre. Era o que acontecia com seus discípulos.
- Bem aventurado aquele que tem total dependência de Deus.
- em contrapartida aqueles que se acham auto-suficientes, que colocam suas esperanças em sua cultura ou suas riquezas não tem carência ou necessidade de Deus porque acha que se basta a si mesmo.
- aquele que é pobre de espírito terá como recompensa o Reino dos Céus.
- o verdadeiro pobre de espírito é também um mordomo fiel, pois reconhece que tudo que tem provém de Deus e deve ser usado para o Reino.
- O grande ensinamento do mestre é para aqueles que tendo ou não bens materiais usam tudo o que possuem para agradar o dono de tudo que existe, esses não são desse reino (terra) mas são do Reino de Deus.
- humildes de espírito são reconhecem que são pobres (E, depois de todos, apareceu igualmente a mim, como a um que nasceu fora do tempo. 9Pois sou o menor dos apóstolos, nem mereço ser chamado apóstolo, porquanto persegui a Igreja de Deus. – 1Co 15.9)
- humilde de espírito reconhece que Jesus é soberano (João não se achou digno de batizar Jesus)
- Cuidado com os fariseus – conhecidos também por túmulos caiados. Então vejamos, humildes de espírito é humilde na essência, não apenas na casca.
- As bem-aventuranças não são para uma classe especial de crentes, é para todos, todos devem ter essa e as demais bem-aventuranças que vamos falar.