Obra inacabada

Leitura Bíblica: Fl 1.3-11

Em Atos 16.11-40 é narrada a história de como Paulo chegou a Filipos, na Macedônia, durante sua segunda viagem missionária. Ali ele começou uma igreja na casa de Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, a batizou com todos de sua casa. Lídia o hospedou. Alí expulsou o demônio de adivinhação de uma jovem, foi perseguido pelo prejuízo aos donos da adivinhadora, junto com Silas foram açoitados e presos e também libertos de forma miraculosas num terremoto.

Paulo havia recebido notícias a respeito dos cristãos de Filipos e tinha ficado sabendo que havia sérios problemas entre eles. Falsas doutrinas e lideranças hostis ao seu ministério. Ele havia recebido ajuda dos cristãos de Filipos e escreveu esta epístola não somente para tratar dos problemas da igreja, mas também para agradecer aos filipenses tudo o que tinham feito por ele. Esta carta é conhecida como a carta da alegria, a expressão de alegria aparece 17 vezes na carta.

Você consegue se alegrar em meio às dificuldades? Agradecer a Deus pela pandemia, por exemplo? Ser grato quando tudo parece ir de mal a pior? Deus começou uma obra em nossas vidas, não estamos prontos, não somos um vaso acabado, perfeito, estamos em processo.

Paulo orou pelos filipenses, tessalonicenses, romanos, coríntios, efésios, enfim, Paulo orava pelas igrejas espalhadas por todo o mundo. Orar pela obra missionária é dever de todos nós. Profetas como Jonas não cabem mais nos nossos arraiais.

Paulo lembra os filipenses que Deus não faz a obra pela metade (6-8) “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.”. Sabemos que a obra do Senhor está em constante aperfeiçoamento e que nunca podemos nos considerar prontos. Paulo constantemente orava pela obra missionária – “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção” (9). Para o dia do Senhor – Você acha que já sabe tudo sobre a Bíblia, sobre Deus? Tem todas as respostas?

Paulo exorta os crentes a que continuem na obra que aprenderam e que o amor e o conhecimento aumentasse para que fossem aprovados para o dia do Senhor. Em outras palavras a manifestação do amor na vida do servo do Senhor deve ser visível, cheios do fruto da justiça, ou seja, os crentes não devem ser apenas teóricos, embora devam conhecer (9) a Palavra a manifestação do fruto da justiça é a manifestação visível, ou seja, o que fazemos no dia-a-dia, como tratamos uns aos outros, se nos importamos com os perdidos, se oramos, se ajudamos, se vivemos em harmonia, se contribuímos com a obra de missões, se nos envolvemos com as necessidades várias da igreja.

Como está seu coração, você tem alegria em contribuir, em ajudar, em orar? Esse é o termômetro do quão próximo está o Senhor. Achegue-se ao Senhor e Ele se aproximará de vós. – Tiago 4.8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *