Primeira Igreja Batista no Tororó
A Primeira Igreja Batista no Tororó é uma igreja da Convenção Batista no Planalto Central e da Convenção Batista Brasileira.
Esta Igreja é o sonho que o Senhor plantou no coração de um grupo de irmãos para levar o evangelho a todo o bairro denominado Tororó. Nos reunimos desde 2015 na casa dos irmãos Emílio e Derci Biberg.
Com o crescimento desse trabalho e agregação de alguns irmãos membros da PIBCN, que passaram a morar no Condomínio Shalon, em 23 de abril de 2017, dentro do Condomínio Shalon, foi realizado um culto dando início a Congregação Batista (no Shalon) onde preguei, sob o título “Assim nasce uma Igreja” tendo como texto áureo Atos dos Apóstolos 1.4-5. Uma igreja nasce pela vitória de Cristo na cruz; para testemunhar a transformação de vidas; com a certeza da vitória mesmo em tempos difíceis, com pessoas que perseveram na oração, dispostas a uma entrega total como servos do Senhor, para levar a mensagem do Evangelho.
Em 7 de abril de 2018 inauguramos, com culto ao Senhor, as instalações alugadas na DF140, Km 2, passando a nos denominar “Congregação Batista no Tororó”.
Em 2020 planejamos o Concílio, mas em decorrência de restrições sociais foi transferido para 13 de março de 2021, e posteriormente para 3 de julho de 2021, tendo sido convocado pelo Pr. João Roberto Raymundo.
O projeto sonhado para a Igreja Batista no Tororó passa pelo compromisso de cada um de seus membros. Todos nós somos responsáveis em viver o que prega e pregar o que vive – dentro e fora da igreja – dando testemunho real do que Jesus Cristo fez em nossas vidas. (Tiago 2.12; 1Pe 2.9-10).
A Primeira Igreja Batista no Tororó foi organizada em 3 de julho de 2021, tendo como endereço provisória o Galpão da DF140, Km 2. Sendo ainda congregação ganhamos uma casa no Condomínio Colorado, esta casa foi vendida e seu valor foi utilizado para comprar parte de uma Chácara em parceria com outros irmãos na montagem de um Condomínio. A área destinada para a igreja desde sua constituição já foi destinada como área institucional e está em fase de regularização. Na mesma área já havia duas casas. Com a iniciativa do irmão Emílio Biberg foi construída um salão que foi usado pela primeira vez na ceia de Natal em 11 de dezembro de 2021. No domingo dia 12 passamos todas as atividades da DF140 para o Salão e começamos o planejamento para o projeto do Templo.
Em 2020 fomos abalados pela pandemia que impediu a abertura de forma normal das igrejas. No entanto, apesar das restrições, ficamos fechados apenas 3 meses e diante da constatação de que os riscos eram minimizados quando todas medidas de segurança, voltamos a congregar juntamente com todos aqueles que não estavam nas faixas de maior risco.
Em 2021 quando passamos nossas atividades para a nova sede começamos uma série de melhorias nas instalações com a construção de 5 salas de aula e reforma da cozinha que foram inauguradas em setembro de 2022.
VISÃO
A visão da Igreja Batista no Tororó está focada em alcançar todo o bairro para Cristo através do testemunho pessoal de cada membro da PIB no Tororó. Homens, mulheres e crianças que vivem o evangelho de maneira plena, testemunhando dentro e fora do templo, que se reúne regularmente em Pequenos Grupos Multiplicadores e no Templo, que valorizam e contribuem regularmente para a expansão do Reino de Deus, seja local ou distante, promovendo a comunhão e o estudo bíblico.
MISSÃO
Nossos valores são os valores que Cristo ensinou.
Jesus, ao argumentar com os religiosos da época, não usava a letra morta da Lei Mosaica, mas procura despertar valores que deveriam ser observados. Ele disse que a Lei se resume a dois mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. (Mateus 22.37-39)
PRINCÍPIOS
Procuramos ensinar e viver os princípios da Igreja Multiplicadora, buscando a multiplicação intencional baseada em cinco princípios extraídos das igrejas do Novo Testamento:
- Oração – A oração fazia parte da vida das igrejas primitivas, sendo ensinada por Jesus e seus discípulos, as pessoas oravam para saber o que fazer e o que não fazer (1Tes 5.17).
- Evangelização Discipuladora – é o relacionamento discipulador intencional de um discípulo com outra pessoa visando torná-la outro discípulo, compartilhando as boas-novas em tempo e fora de tempo.
- Plantação de Igrejas – A multiplicação de igrejas foi uma ação estratégica coordenada pelos Espírito Santo no início da expansão da igreja devendo ser o alvo de todas as igrejas multiplicadoras.
- Formação de Líderes – a formação de líderes multiplicadores é o plano do Senhor para chegar até os confins da terra, para isso devemos priorizar o ensino bíblico e o despertamento vocacional.
- Compaixão e Graça – O Senhor Jesus encheu-se de compaixão diante da multidão que parecia como ovelhas sem pastor (Mateus 9.36). A “noiva de Cristo” não pode fechar os olhos paras as necessidades das pessoas dentro de seu raio de alcance e até mesmo em lugares mais distantes.
Essa visão não é de um líder ou de uma organização, mas as bases sobre as quais a igreja foi plantada, cresceu e se desenvolveu no período do Novo Testamento servindo de testemunho para a igreja contemporânea.
COMPROMISSO
Tendo sido levados pelo Espírito Santo a aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e batizados, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, decidimo-nos, unânimes, como um corpo em Cristo, firmar, solene e alegremente, na presença de Deus e desta congregação, o seguinte Pacto:
- Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Espírito Santo, andar sempre unidos no amor cristão;
- Trabalhar para que esta Igreja cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade;
- Manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina;
- Contribuir liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da Igreja, para o auxílio dos pobres e para a propaganda do Evangelho em todas as nações.
- Comprometemo-nos, também, a manter uma devoção particular;
- A evitar e condenar todos os vícios;
- A educar religiosamente nossos filhos;
- A procurar a salvação de todo o mundo, a começar dos nossos parentes, amigos e conhecidos; a ser corretos em nossas transações, fiéis em nossos compromissos, exemplares em nossa conduta e ser diligentes nos trabalhos seculares;
- Evitar a detração, a difamação e a ira, sempre e em tudo, visando à expansão do Reino do nosso Salvador.
- Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros;
- A lembrarmo-nos uns dos outros nas orações;
- Ajudar mutuamente nas enfermidades e necessidades;
- Cultivar relações francas e a delicadeza no trato;
- Estar prontos a perdoar as ofensas, buscando, quando possível, a paz com todos os homens.
- Finalmente, nos comprometemos a, quando sairmos desta localidade para outra, nos unirmos a uma outra Igreja da mesma fé e ordem, em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste Pacto.
NOSSA HISTÓRIA
Primeiros Batismos
Em abril do ano de 2018 estivemos na nossa igreja mãe para a realização dos batismos de João Pedro e Gabriel pelo Pr. Jairo Visintainer.