Tudo é possível!

Leitura Bíblica: Marcos 9.16-29

Estamos iniciando um novo ano e neste primeiro dia pode ser que você esteja se perguntando se vai ser tudo igual, se alguma coisa vai mudar. Se sua condição é boa, talvez esteja preocupado se vai perdê-la ou se for ruim pode estar pensando: Mais um ano, e nada muda! Gostaria de desafiá-lo a não olhar para as possibilidades de sua vida. Olhe para Jesus e suas promessas.

No texto trouxeram um jovem possesso para que os discípulos de Jesus expulsassem o demônio e eles não puderam. Jesus então chega, toma pé da situação: “Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.” (9.21-23)

Crer é a condição inicial para efetuar a cura, mas veja que essa crença não vinha dos discípulos e sim do pai do jovem. Mais tarde Jesus vai explicar aos discípulos porque eles não puderam expulsar o demônio. Ao que tudo indica os discípulos de Jesus, apesar de andarem com Ele, ainda não tinham uma vida de consagração, de oração, da prática de jejum. Ficando claro assim que devemos estar em perfeita sintonia com Deus e isso só se consegue com oração, com busca, e também abandonando o pecado, pois Deus é santo e seus adoradores também devem ser.

Neste início de 2022 faça um propósito, ore de forma sistemática e diária. Inicie pedindo a Deus que lhe mostre se há algum pecado em sua vida. Assim como Davi, confesse seus pecados e peça perdão a Deus (Salmos 51), não tenha ressentimentos ou mágoas escondidas e não perdoadas. Confesse a Deus suas impossibilidades e peça que Ele o ajude a vencê-las.

Anote suas orações e não foque somente nas suas necessidades, lembre-se das outras pessoas, seus irmãos de fé, seus parentes, seus amigos, os missionários, os perseguidos e oprimidos, enfim lembre-se que você não é o centro do universo. Deus mudou o destino de Jó enquanto ele orava pelos seus amigos (Jó 42.10). Devemos ser persistentes, caso contrário, você vai orar hoje, amanhã, e talvez depois da manhã já pense que não precisa orar. Para isso é preciso se organizar e fugir de tudo que o afasta da oração.

Oração é um ministério que todos os crentes devem desenvolver. Procure orar durante seu devocional de leitura bíblica diária! Anote suas orações por tópicos para não esquecer, por exemplo: 1) Orar pela sua própria vida; 2) pela sua família; 3) pelos irmãos da igreja; 4) pelos desafetos (pessoas que por algum motivo não gostam de você ou você não simpatiza com elas); 5) pelos missionários; 6) pelos objetivos da igreja.

São apenas uma sugestão, faça da maneira que fique melhor para sua organização. Outra opção é usar sua lista de contatos telefônicos para orar por eles. Se possível, esteja em um lugar sossegado e que ninguém o interrompa, de preferência assim que levantar. Para quem está iniciando, conheça suas limitações e avance gradativamente em seus propósitos. O tempo que cada um de nós passa em oração determinará as mudanças que Deus vai operar em sua vida.

Para finalizar, o próprio Deus conhece nossas deficiências: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” (Romanos 8.26,27)

Em Cristo, Pr. Jairo Visintainer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *